sexta-feira, 27 de maio de 2011

História UNG Informativo do curso – ABRIL - MAIO –JUNHO 2011 nº 40
Curso de História lança livro em Itaquá
No dia 17 de maio ocorreu o lançamento do livro "Memórias e Histórias de Itaquaquecetuba" no Museu Municipal de Itaquá. O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas, estudantes e professores da UnG, secretários municipais de cultura, educação, saúde e outras autoridades locais. Nos discursos foi destacado o lugar importante do curso de História para ajudar a resgatar a memória da cidade e região, dos seus moradores e da necessidade de apoio do poder público local para estas iniciativas. O prof. Everaldo propôs ao secretário de cultura que lance uma revista de cultura da cidade, que terá todo o apoio do curso. Houve mesa de autógrafos com os autores (ex-alunos) e um coquetel para todos os presentes. O livro foi fruto de pesquisas originais dos alunos da primeira turma de História formada em Itaquá e foi coordenado pelo NEPH (Núcleo de ensino e pesquisas em História). Os livros estão sendo distribuídos gratuitamente pela secretaria de cultura para escolas e bibliotecas da região.
Comissões do MEC visitam curso de História
Nos próximos dias 26 e 27 de maio no campus Light e nos dias 20 e 21 de junho no campus Itaquá teremos a visita de duas comissões de avaliadores do MEC (ministério da educação). As visitas fazem parte dos processos de avaliação de cursos realizados normalmente em todas as universidades. O campus Dutra não passará por avaliação agora. Os avaliadores irão visitar as instalações e se reunir com professores e alunos para conhecer nossas atividades acadêmicas (aulas, indicações de leituras, grupos de estudos, publicações, palestras, viagens técnicas etc). Uma boa avaliação interessará a todos os alunos e professores do curso.

Ações do NEPH
Grupo de Estudos
Neste mês de maio teveinício o grupo de estudos de História Antiga. Os encontros são às segundas-feiras e têm por objetivo principal aprofundar conteúdos discutidos em sala. O grupo conta ainda com Cleber Dias, aluno do 5º Semestre, como monitor das atividades.

Visita Técnica à exposição “1908: um Brasil em Exposição”

No dia 21 de maio o Prof. Guilherme coordenará visita à exposição: “1908: um Brasil em Exposição” na Caixa Cultural – Sé. Segunda a curadoria, a mostra é uma retrospectiva da Exposição Nacional de 1908, realizada no Rio de Janeiro, então Capital Federal, para comemorar o centenário da Abertura. Destinada a divulgar aquela exposição, a atual montagem mostra ao público a ‘descoberta do Brasil pelos brasileiros’ e o que significou aquele grande evento – com sua vistosa arquitetura efêmera, concebida nos mais diversos estilos construídos na Praia Vermelha. Exposição aborda a concepção, construção e inauguração da Exposição Nacional”. (www.caixacultural.com.br)

Sessão de Filmes
No dia 15 de maio, por iniciativa do professor Guilherme de Paula C. Santos, os alunos Alex Meusburger, Cleber Ferreira e Tiago Ramos exibiram, no campus Itaquá o filme "Uma Cidade Sem Passado" e promoveram uma discussão sobre o tema "História e Memória". A discussão contou com a participação dos alunos do primeiro semestre do curso, sendo muito produtiva e abrindo fronte para outras discussões, tais como: a objetividade na história, a autenticidade do documento , o papel da memória na sociedade e as possíveis apropriações estatais das pesquisas de historiadores. Aluno Thiago (5º sem Itaquá)

Anpuh realizará congresso nacional em julho
No próximo mês de julho (dias 17 à 22) ocorre na USP o 26º Simpósio Nacional de História da ANPUH (Associação Nacional de História). Esta é a entidade máxima de representação dos historiadores brasileiros e que completa 50 anos de atividades. É importante que todos aqueles envolvidos com a área acompanhem suas notícias e se filiem à entidade. O prof. Everaldo Andrade é membro da diretoria da Anpuh-SP. Acompanhe as notícias da nossa entidade pelos sítios http://www.snh2011.s2.anpuh.org/ e http://www.anpuhsp.org.br/


Considerações sobre a viagem à Santos
No dia 16 de abril os alunos do curso de História e de Turismo realizaram a visita técnica a cidade de Santos e São Vicente. Assim como em outras edições, o objetivo da visita é promover o contato dos alunos com importantes locais e monumentos históricos - espaços portadores de historicidade – contribuindo assim para a ampliação do repertório simbólico e cultural dos estudantes, como mostram as palavras do aluno Guilherme Annunciato do 1° semestre de História de Itaquá: “Posso dizer que esta viagem a São Vicente foi muito interessante, pois podemos conhecer pontos históricos de Santos que nem mesmo imaginávamos que havia lá.Visitamos o Museu do Café, que antes de virar um museu com um grande acervo histórico foi a bolsa de valores do café onde se fazia o pregão,separação e classificação do café. (...) Em São Vicente visitamos a Bica de Anchieta que é o local onde o Padre Anchieta catequizava os índios.Foi uma viagem muito interessante e instrutiva sobre Santos que é um local para onde muitos de nós vamos todos os feriados mas ao mesmo tempo não sabemos de nada sobre ela. Espero que esta tenha sido apenas a primeira de muitas outras visitas”.

7ª Jornada de História discutiu a importância da Comuna de Paris
O cadáver está enterrado, mas a idéia está de pé" (" Le cadavre est à terre, mais l´idée est debout"). Os Miseráveis, Vitor Hugo. Nos dias 10 e 11 de maio ocorreu a 7ª Jornada de História com o tema “140 anos da Comuna de Paris”, promovida pelo curso de História e Núcleo de Estudos Sete de Outubro. No campus Itaquá o prof. dr. Antônio Rago (PUC) discutiu a importância da Comuna de Paris como um grande momento de atuação popular, coletiva e autônoma na política francesa. No campus Dutra, o prof. dr. Henri de Carvalho (FIG) apresentou a contribuição do pintor Gustave Coubert, um dos nomes mais significativos de realismo critico francês, que atuou de maneira engajada como cidadão comunardo, construindo um histórico de contestação e ação política na luta pelos direitos dos trabalhadores. Tema instigante e sem precedentes, a Comuna de Paris traz à tona a possibilidade de pensarmos um mundo melhor em que o homem possa se emancipar das estruturas opressivas e exploratórias de ordem capitalista e imperialista. Participaram alunos dos cursos de História, serviço social e contabilidade. Profª Monica Batista

Alunos realizam levantamento de dados sobre bibliotecas e arquivos
As turmas dos 5º sem. executaram pesquisa em Bibliotecas e Arquivos reais e virtuais. O objetivo da pesquisa foi de observação e levantamento das instalações, dos profissionais, acervo em quantidade, qualidade e diversidade. No caso das instituições virtuais as preocupações recaíram sobre a análise do portal, histórico, links, blogs, divulgação de eventos afins, acesso para se obter arquivos, imagens e sons. Dos resultados parciais apurados ficou patente a carência das Bibliotecas de algumas cidades, que deixam a desejar com relação à salvaguarda do acervo, pois as instalações não favorecem a preservação e os cuidadores não são profissionais preparados para tanto. Por outro lado, registramos também o bom desempenho de algumas bibliotecas públicas. A aluna Elisangela dos Santos de Itaquá recomenda a Biblioteca Guilherme Fiuza no Jd. Pantanal com 6 mil títulos entre livros, revistas, gibis e mais 4 mil títulos de DVD e CD. Todo acervo é emprestado mediante inscrição gratuita. O horário de atendimento é de segunda-feira à sábado das 8 às 20h e aos domingos das 9 às 18h. Profª Sueli Giotto.