1. Regulamentação da Profissão.
O PL 368/2009 do Senado Federal, de autoria do Senador Paulo Paim, que havia sido aprovado em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais, continua tramitando naquela Casa à medida que no último dia para apresentação de recurso para que a matéria fosse à votação em Plenário, 05 de abril de 2010, o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), acompanhado de mais dez senadores, encaminhou esta solicitação à Mesa Diretora da Casa (Recurso n. 01/2010), que abriu então um prazo de cinco dias para apresentação de emendas de Plenário. No dia 13 de abril de 2010 encerrou-se o prazo para apresentação de emendas e foi comunicado ao plenário que havia sido apresentada uma emenda de redação (Emenda 01/2010) de autoria do Senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que modifica a redação do item II do artigo quarto do Projeto de Lei , que passaria a ter a seguinte redação:
Art. 4º : São atribuições dos historiadores:
(...)
II organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História.
Devido à apresentação desta emenda que altera o Projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais, a matéria retornou a esta Comissão. A presidente da Comissão Senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN) nomeou novamente o Senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) como relator do Projeto para emitir parecer sobre a emenda. No dia 20 de abril de 2010 o relator encaminhou seu relatório, com voto pela aprovação da emenda. No dia 23 de abril a secretaria da CAS anexou às folhas 23 do Projeto carta que a ANPUH Associação Nacional de História encaminhou ao Presidente do Senado, Senador José Sarney, solicitando a tramitação e aprovação do Projeto ainda este ano. O Projeto está pronto, portanto, para ir novamente a votação na Comissão de Assuntos Sociais onde o parecer sobre a emenda apresentada pelo Senador Álvaro Dias deverá ser votada. Sendo aprovada ou não esta emenda, o Projeto retornará para votação em Plenário.
A repercussão causada pela aprovação do Projeto de Regulamentação na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, a publicação daquele Dossiê sobre a Regulamentação da Profissão na página da ANPUH na internet, o debate e mobilização nacional sobre a questão levou a Câmara Federal a finalmente sair de sua letargia. O Deputado Federal Iran Barbosa (PT-SE) que havia sido indicado relator do Projeto de Lei 7321/2006, de autoria do Deputado Wilson Santos (PSDB-MT), que tramita na Câmara Federal desde 2004 e visa, assim como o Projeto do Senado, regulamentar a profissão de historiador, e não havia emitido qualquer parecer, entrou em contato com a diretoria da ANPUH comunicando que fizera gestões junto ao Deputado Fernando Nascimento (PT-PE), atual relator do Projeto, e que este entrara com solicitação de realização de uma audiência pública sobre a matéria junto a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público onde o Projeto está parado aguardando votação, visando sensibilizar os membros da Comissão para o tema. No momento estamos definindo a data e o nome das pessoas que serão convidadas pela ANPUH para se fazerem presentes nesta audiência pública.
Fonte: Informativo Eletrônico ANPUH.
12º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
ResponderExcluir&
7º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
Local | Salvador - Universidade Federal da Bahia
Data | 12 a 15 de novembro de 2010
Simpósio 22:
O físico, o mental e o moral na história dos saberes médicos e psicológicos.
PROPONENTES: Flavio Coelho Edler (COC-Fiocruz)
Ana Teresa A. Venâncio (COC-Fiocruz)
Ementa:
Os trabalhos deste Simpósio dirigem-se à analise histórica da produção, recepção e difusão de idéias médico-científicas, em torno do físico, do mental e do moral, a partir de fins do século XVIII. Nosso interesse principal é compreender como tais idéias são elaboradas, em contextos histórico-culturais determinados, ao mesmo tempo em que os estruturam. Tais idéias médico-científicas são estudadas em relação aos campos da medicina higienista, medicina legal, psiquiatria, psicanálise, antropologia e criminologia, os quais produzem e interagem com práticas sociais (políticas, assistenciais, terapêuticas e artísticas).
Nosso interesse reside no processo através do qual a medicina se apropriou do mental, como objeto de pesquisa e intervenção clínica, e no modo como essa apropriação contribuiu para a formulação de discursos que incidiam sobre a ordem social e sobre concepções específicas a respeito do humano e/ou do indivíduo.
Inscrição e Prazo:
Os interessados em apresentar trabalhos em Simpósios Temáticos poderão fazê-lo entre os dias 1º de maio a 30 de junho, através da própria página da SBHC, que terá uma entrada exclusiva para os dois eventos conjuntos.
Será exigido inicialmente um resumo expandido com o mínimo de 2.000 e máximo 3.000
caracteres (com espaços), em Times New Roman e letra 12.
Para maiores informações
http://www.sbhc.org.br/index.php
12snhct@sbhc.org.br