sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A História de Um Afro-brasileiro dentre muitos

Este texto objetiva fazer uma síntese sobre o rap, e em particular da letra da música dos Racionais MC’s “Negro Drama” do cd “Nada como um dia após o outro dia” de (2002), escrita pelos os integrantes do grupo: Mano Brown e Edy Rock. Essa obra musical é considerada uma obra-prima , é o verdadeiro discurso dos negros brasileiros excluídos e sem perspectivas. Trata-se de um estilo musical oriundo do movimento hip-hop que tem na essência do rap a tradução de uma ideologia que consiste na autovalorização da juventude negra dos bairros periféricos dos grandes centros urbanos, que denunciam a violência, a exclusão social, e o racismo e a música “Negro Drama” é mais uma nesse contexto a explorar o assunto.
O tema escolhido através da música dos Racionais foi relevante, pois Mano Brown carregado de muita profundidade lírica expõe na letra “Negro Drama” sua experiência em relação ao sistema, que se remete na mesma situação da maioria dos negros do Brasil, herança essa de um passado escravocrata de um Brasil Colonial que ainda perdura nos dias de hoje e que num passado não muito recente se manifestou através do Apartheid dentre outros movimentos segregativos que se assolaram no mundo.
O ensino da História no Brasil tem negligenciado a África, a cultura negra e os afros-descendentes. O Brasil recebeu aproximadamente a metade dos africanos escravizados e traficados pelo mundo. Durante o período colonial relações econômicas e políticas aproximavam África e Brasil, aproximação que foi modificada ao longo do século XIX e início do século XX, por uma política que ainda reflete nesta negligência e que opera uma tentativa de desconexão entre africanos e brasileiros, que resultou no abandono e menosprezo pelos afros-descendentes. O rap foi uma das vertentes que resgatou a auto-estima e reconectou o Brasil da África, especialmente nos mais jovens, com um tom de protesto e manifesto. Nessa música observam-se os caminhos que sobram para o negro do Brasil como o crime, o futebol e a música esses dois últimos com uma grande exigência de talento caso contrário esse jovem correrá o risco nas estatísticas do crime. Brown menciona muito a figura da mãe que é idolatrada na composição devido a todo esforço que fez em prol do seu filho (Mano Brown). Há de se ressaltar também que esta música denota uma ideologia de superação, perseverança e conquista, sem fazer qualquer tipo de concessão para almejar ao objetivo traçado. A música “Negro Drama” através do rap é mais uma das manifestações sociais que ratifica todo esse processo e nos mostra toda uma História que o Brasil se negou a dizer, e a experiência de Mano Brown e companhia é mais uma dentre milhões de casos com negros pelo mundo, uns com um final feliz e outros com um final terminado em lágrimas, mas que infelizmente ainda existe, e essa música dos Racionais expõem muito bem esses dois lados.

REFERÊNCIAS
FERRÉZ, Capão Pecado, São Paulo: Labortexto Editorial, 2000.
HOBSBAWM, Eric J. História social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
CHAUÍ, Marilena O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2ª ed 2008.
Revista Showbizz São Paulo: ed junho. 1998.
Revista Caros Amigos São Paulo: ed janeiro. 1998.
Revista Carta Capital. São Paulo: ed setembro. 2004.


Texto desenvolvido por Fábio Alexandre Pereira da Silva, 6º semestre, Campus Itaquaquecetuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário