sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Música nos Anos de Chumbo

A música do compositor Chico Buarque “Apesar de você”, foi elaborada em meados da década de 1960 e 1970, período em que vigorava o Regime Militar, com isso nos da a possibilidade de identificar se o conteúdo da música, correspondia aos fatos históricos da época.
A escolha por trabalhar com música surgiu por ser uma das artes que pede sensibilidade a um dos nossos sentidos, este por sua vez, não menos importante que os demais, porém fundamentalmente essencial, a audição. A motivação da escolha se dá, por seu momento histórico.
No período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), muitos foram os protestos elaborados para criticarem o regime imposto aos brasileiros. Protestos através do teatro, cinema, e a música, estas ficaram conhecidas como canções de protesto.
O golpe de 1964 fora executado para aparentemente livrar o país da corrupção e do comunismo, e assim restaurar a democracia, mas o novo regime instaurado iniciou mudanças nas instituições do país, e estes decretos, em especifico o Ato Institucional n5 (AI-5) fica marcado pelo modo agressivo na censura dos meios de comunicações.
O AI-5 não teve prazo de vigência, durou até 1979. Pelo AI-5, era possível suspender direitos políticos, assim como demitir ou aposentar servidores públicos. A censura aos meios de comunicações, a tortura passou a fazer parte dos métodos do governo. Todos que agiam contra o Regime Militar, eram punidos severamente, muitos com a própria vida.
Levando em conta o momento político, econômico e histórico do Brasil na década de 1960 e 1970, várias pessoas foram obrigadas a deixar o país naquele período, dentre elas, muitos artistas que com suas obras, mesmo que de maneira sutil, foram consideradas subversivas pelo Regime Militar. O mesmo ocorreu compositor Chico Buarque. Após voltar do exílio em 1970, compôs a música “Apesar de Você” que é tema deste trabalho.
A música “Apesar de Você”, contrário ao que muitos acreditavam ou acreditam se tratar de uma música de amor, por sua frase- “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia”, na verdade é um grande protesto político.
Com isso, é possível analisar que a música “Apesar de Você” discute em forma poética, o protesto político referente ao período vigente da época, por mencionar, algo como: “Hoje você é quem manda, falou ta falado não tem discussão”, ou seja, o compositor consegue retratar o modo que os militares com seu autoritarismo manipularam o país. No desfecho dessa obra, injeta ironia ao mencionar que esta censura, irá acabar e os militares irão arcar com todo sofrimento imposto à população.
O compositor com sua música não tinha somente a intenção de opor-se a censura cultural imposta pelo Regime Militar, e sim também, a intenção de atingir as massas, para que estas pudessem perceber a repressão neste processo político autoritário.


Bibliografia

www.facasper.com.br/cultura/site/ensaio
vilamulher.terra.com.br › ... › Blog

Fonte Iconográfica:discodobrasil.com.br

SANTANA, Affonso Romano de. A Musica contra O silêncio. Ex. Música popular e moderna Poesia Brasileira Vozes. Petrópolis 1978


Texto desenvolvido por Helenita Gomes Ferreira, aluna do 6º Semestre do Campus de Itaquaquecetuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário