sábado, 25 de setembro de 2010

Motivação no Ensino de História

Um dos grandes problemas vistos nas escolas é a falta de motivação no ensino de História, tanto do professor para o aluno como vice – versa. Uma das principais dificuldades no ensino de História é o fato do aluno não se ver como sujeito histórico. De acordo com a Revista Nova Escola, o ensino vem sendo trabalhado apenas a partir da visão dos heróis, em meio a esse contexto os documentos eram vistos como verdade absoluta (a exemplo dos positivistas), o que ocasionou o distanciamento dos alunos das temáticas aplicadas.

Ana Rita Martins em seu artigo para a Revista Nova Escola, apresenta como outras dificuldades o que eles classificam como mitos pedagógicos, como exemplo, o mito da “decoreba” momento em q eu o aluno pratica a reprodução do material didático; a linearidade no ensino de história, pois há falta do contexto histórico a cerca do tema abordado, ou seja, o aluno não tem a noção do todo, e assim a temática é trabalhada como um fato isolado.

Mesmo com essas iniciativas dos órgãos responsáveis pela educação o professor ainda se vê limitado no que fala sobre o acesso, por exemplo, aos materiais didático-pedagógicos. Após a leitura do artigo: Criatividade no trabalho docente segundo professores de história: Limites e possibilidades - Maria de Fátima Magalhães Mariani; Eunice Maria Lima Soriano de Alencar – vimos que o professor ao tentar sanar essas dificuldades enfrenta um processo burocrático que o impede de executar sua função com êxito, e consequentemente a desmotivação dos professores. A relação aluno – professor que a cada dia torna – se mais conflituosa; a sobrecarga de trabalho, que causa a falta de planejamento das aulas, e a burocratização no sistema educacional, que prejudica o desenvolvimento de atividades diferenciadas. É possível perceber que o fator que impede um maior desenvolvimento educacional no que se refere à motivação e criatividade está na falta do trabalho em conjunto entre Estado, pais e professores, pois há uma falta de estruturação, que remete a falta de recursos didáticos, a carga horária elevada, à falta de participação/ausência dos pais, elementos esses que dificultam o planejamento do professor ocasionando a desmotivação tanto do aluno como do professor, impedindo que ambos cheguem ao melhor aproveitamento da expressão criativa

É notável que para o êxito no incentivo ao estudo de História se faz necessário a valorização e autonomia do professor; a interdisciplinaridade; a contribuição dos pais com o intuito de incentivar os filhos ao estudo através do acompanhamento e aberto a discussão de novos métodos didáticos. Sendo assim, para que se tenha um ensino de História eficaz se faz necessário levar em conta tanto os fatores internos, quanto os externos, para professores e alunos.

Referências:

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. (org.) O Saber histórico em sala de aula. 2a ed. São Paulo, Contexto, 1998

MARIANI, Maria de Fátima Magalhães; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Criatividade no trabalho docente segundo professores de história: Limites e possibilidades. Artigo (Universidade Católica de Brasília), 2005.

http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000100003.

MARTINS, Ana Rita. Panoramas e Perspectivas, passado e presente, juntos, página 72 a 79. Revista Nova Escola, dezembro de 2008.

Cristina Barbosa da Silva,aluna do 6º semestre de História.


Um comentário:

  1. Qualquer texto desta natureza é bem problemático. No livro "Caminhos da História ensinada" da Selva, é percorrido todo o caminho que as políticas públicas traçaram para a efetivação do ensino de História atual, bem como reivindicações de professores da USP e do Estado devido a inserção dos Estudos Sociais no currículo, entre outros. Por fim, a autora nos convida a refletir que essa desmotivação e problematização que caracteriza o processo de ensino e aprendizagem de História, não é nada mais, nada menos que consequência da "reforma" estatal pós-ditadura. Contratou-se professores com licenciatura curta para o trabalho em sala de aula, sem o devido incentivo a pesquisa, as indagações históricas e ao próprio exercício de lecionar, enfim, o passado está mostrando suas consequências.

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