sábado, 25 de setembro de 2010

A tecnologia na escola e o ensino de História.

Com o decorrer dos avanços científico - tecnológicos vivemos hoje no século XXI, uma realidade diferente em nosso cotidiano, em que a tecnologia se faz presente de diversas maneiras e com múltiplas utilidades.

Levemos esse pensamento para a escola, para que possamos perceber o que modificou tecnologicamente nos últimos 30 anos; perceberemos que houve mudança como a inserção de computadores, máquinas xerocopiadoras, aparelhos audiovisuais, entre outros. Mas os métodos de ensino e a didática aplicada foram pouco influenciados por essa mudança, em que muitas vezes o corpo docente permanece tendo como único recurso didático a lousa e o giz por diversos motivos, podendo ser a falta de meios para utilizar outros recursos na unidade escolar; ou a própria falta de conhecimento por parte do educador, de outros recursos didáticos e de como aplicá-los em seu auxilio.

Entretanto, nos deparamos com o cenário social que a maioria dos jovens e crianças possui acesso e habilidade com os recursos tecnológicos, o principal deles é a internet. Tem se hoje um aluno que possui um conhecimento, que nem seja mínimo sobre essas tecnologias, pois os aplicativos como jogos virtuais e Youtube são diversão para eles, mesmo porque a acessibilidade a essa tecnologia é facilitada pelo aumento dos estabelecimentos de Lan House’s.

Então pensamos na realidade do aluno e o conhecimento dele trazido da sociedade; comparamos agora com o método tradicional dos recursos didáticos. Chegaremos à conclusão que aulas aplicadas por vezes podem não ser interessantes a esses alunos, os recursos usados sejam insuficientes para captar a atenção e envolve-los com o conteúdo das aulas, afastando a aderência do aluno no objetivo a ser alcançado pela competência docente que é atribuir o conhecimento em situações concretas para que possa ser utilizado fora dela.

Temos que utilizar os benefícios e as facilidades trazidas pela tecnologia e assimilá-los como recurso de trabalho o inteirando como currículo oculto, através da interação e mediação, explanando as representações sociais e princípios metodológicos de pesquisa em sala de aula, fazendo do ensino de História uma disciplina formadora da cidadania e da moral. Assim, usando esses recursos também com um elo entre o cotidiano social dos alunos e a vida escolar. Trazendo um pouco da realidade do aluno para a sala de aula, com o intuito de cativar o interesse e proporcionar o desenvolvimento escolar do aluno.

Com essa aproximação o aluno poderá perceber que a História pode partir do seu cotidiano, que ele faz parte dela aprendendo a quebrar a visão positivista, compreendendo que a História não se trata de uma coleção de datas e grandes personagens, mas que nasce através da ação humana, valorizando a investigação do passado e permitindo a crítica do mesmo devido às inquietações do presente, que o ensino da disciplina de História é favorável para a construção de uma sociedade crítica e construtiva, concedendo ao educador o papel de transferir e fixar as identidades através dos métodos pedagógicos e didáticos, abordando a noção de cidadania, deveres e direitos, fazendo da escola um ambiente de construção de identidades sociais.

Referências bibliográficas:

BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2005.

KARNAL, Leandro (org). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo, Contexto, 2003.

Fonte da imagem: especializaoemnovastecnologias.blogspot.com

Marcilene Lúcia da Silva, aluna do 6º Semestre de História.

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